Com apoio do CES\PB, Patos realiza 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


PARAIBA.COM.BR
Com apoio do Conselho Estadual de Saúde, CES/PB, a cidade de Patos, realizou nesta quinta-feira (3), a 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde que avaliaram a situação de saúde e apresentaram as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.
Para Eduardo Cunha, a realização dessas conferências é de grande importância para as três esferas de governo, Municipal Estadual e Nacional, “porque é por meio delas que podemos oferecer melhores condições de trabalho e remuneração para os profissionais de saúde que desempenham um papel importante na assistência combate e prevenção das doenças, como também implementar outras políticas públicas”, finalizou.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde explicou que as conferências de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras são espaços de participação popular que contribuem para a construção de políticas públicas de saúde e permitem que a população brasileira contribua para a formulação dessas políticas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.
Eduardo Cuinha explicou que a Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, a Conferência representou um espaço essencial e democrático para se repensar o ambiente de trabalho e garantir melhores condições para todos para os trabalhadores em saúde.
Durante a conferência, os participantes tiveram a oportunidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS.
