Paraíba

Secretário anuncia duas ‘UPA’s’ para atendimentos de urgência com funcionamento dia e noite



PARAIBA.COM.BR

Durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação desta sexta-feira (18),  o secretário de saúde de João Pessoa, Luís Ferreira, anunciou nas duas primeiras UPA’s’ na Capital, para atendimentos de urgência e emergência de menor complexidade, que hoje são feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

Segundo o secretário, as novas unidades, localizadas nos bairros do Bessa e Cidade dos Colibris, deverão funcionar nos três turnos  até a meia noite.

A primeira Unidade de Saúde da Família (USF) a ter o serviço ampliado será a dos Colibris, localizada ao lado do Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (CECAF), próximo ao bairro do José Américo.

“Funcionarão nos três turnos, manhã tarde e noite. Hoje temos três, no Bessa e mais em duas localidades. Vamos começar no Cidade dos Colibris, próximo ao Centro Administrativo Municipal. Será uma unidade, inicialmente, por distrito sanitário e região. Vamos começar com as unidades mais próximas às UPAs, pois esses pacientes vão ser orientados na UPA e precisam buscar uma Unidade Básica de Saúde. Para que eles não voltem para casa sem atendimento, eles vão procurar uma unidade que é mais próxima da UPA”, explicou o secretário.

Luis Ferreira explicou que a USF Integrada Colibris  foi inaugurada recentemente e possui área maior que outras unidades, incluindo estacionamento.

De acordo com Luís Ferreira, as ‘Upinhas’ deverão ter horário estendido até às 0h, para suprir a alta demanda das UPA’s e hospitais da cidade.

“Estamos agora no processo de manter horário estendido de atendimento, até a meia-noite, para que a gente possa justamente pegar as pessoas ainda em um horário que elas procuram auxílio médico e tentar desobstruir definitivamente os hospitais e UPAs, que são porta aberta”, destacou Luís Ferreira.

“Tínhamos um plano de transferir os atendimentos de urgência e emergência de menor complexidade das UPAs para a atenção primária, seria uma emergência que funcionaria a noite toda. Usamos como experiência a Prefeitura do Recife e vimos que o impacto disso sobre a população é pequeno, pois dificilmente aquelas pessoas classificadas como verdes e azuis vão às UPAs durante a noite. Então, a nossa ideia de ficar durante a madrugada toda não se concretizou”, concluiu o secretário.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.   






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo