Paraíba

Hospital da Unimed João Pessoa realiza transplantes simultâneos de fígado e rim



PARAIBA.COM.BR

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley realizou dois transplantes simultâneos de fígado e rim na sexta-feira (5) passada. Os procedimentos foram considerados um sucesso pela equipe médica e os pacientes se recuperam bem. Os órgãos foram doados por uma paciente de Patos.

O transplante de fígado beneficiou J.P.A.M, de 41 anos, que sofria de cirrose hepática. O paciente evolui bem e a previsão é que seja transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um apartamento ainda esta semana.

A equipe responsável pelo procedimento foi chefiada pelo cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio, coordenador de transplantes da Unimed João Pessoa, que destacou a importância da Cooperativa na realização desse tipo procedimento. “A Unimed João Pessoa cumpre o seu papel social transplantando não só os seus beneficiários, mas também os usuários do SUS. Dessa forma, atingimos o auge dessa profissão. Ou seja, ajudamos aqueles que necessitam, cada vez mais lutamos em prol da vida” declarou. Cássio Virgílio agradeceu o apoio do governo do Estado na viabilização do transporte dos órgãos doados de Patos para João Pessoa.

Já o paciente W.L.R.F., de 45 anos, que sofria de doença renal crônica, recebeu o novo rim e agora terá mais qualidade de vida. “O paciente está excelente. O rim funcionou imediatamente após o transplante. Passou menos de 24 horas na UTI e já tem previsão de alta para os próximos dias”, informou Rafael Mourato, urologista e cirurgião principal da equipe que realizou o procedimento.

O médico lembrou que esses procedimentos só foram possíveis graças a um ato de solidariedade: a doação de órgãos pela família da paciente. “A doação de órgãos é a expressão mais pura da generosidade humana porque é quando a gente transforma a dor em esperança. É quando o que parecia o fim da vida significa para uma pessoa ou para muitas pessoas, como é o caso desses transplantes, um recomeço”, afirmou.

Pioneirismo

Referência em alta complexidade, Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, é pioneiro na Paraíba na realização de transplantes de coração (23 de maio de 2004), fígado (8 de junho de 2004) e rim (12 de março de 2009). Desde o início, já foram 116 transplantes de fígado, 18 de rim e 12 de coração.

O gestor clínico e técnico do Hospital Alberto Urquiza, José Calixto, destacou que os procedimentos reforçam a capacidade da unidade. “Os transplantes são cirurgias de alta complexidade, que exigem estrutura física de excelência, equipamentos de ponta e recursos humanos altamente capacitados”, disse. Ele parabenizou as equipes e os pacientes que receberam os órgãos e agradeceu aos familiares da doadora pelo gesto de solidariedade.

O nefrologista Matheus Vieira Falcão, que integra a equipe de transplante renal, também ressaltou que o procedimento só foi possível por causa da estrutura do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Ele lembrou ainda que o ambulatório de transplante renal, onde são realizadas as consultas pré-transplante, funciona no Espaço Vida, unidade também da rede própria da Unimed JP. “A gente dispõe de toda a estrutura para oferecer o suporte especializado e tecnologicamente preparado que o paciente renal crônico e o paciente sob a condição do transplante renal possam precisar”, afirmou. O médico também ressaltou a importância da doação de órgãos. “Através desse ato de bondade, a gente pode ajudar até seis pessoas a sobreviverem com qualidade e maior tempo de vida”, comentou.






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo