Operação contra incêndio florestal no Sertão da PB ganha reforço com mais bombeiros, aeronave e monitoramento por satélite

PARAIBA.COM.BR
A operação para combater o incêndio florestal na Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, foi reforçada nesta quinta-feira (18). O fogo já destruiu cerca de 40% da vegetação nativa da área, o equivalente a 160 hectares.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas-PB), a ação conta com 70 bombeiros militares, a aeronave Acauã e apoio de nove policiais militares. Além disso, a partir de sexta-feira (19), mais 37 bombeiros devem se juntar à operação.
Para intensificar o trabalho, também foram mobilizados um caminhão com 12 mil litros de água, sete caminhonetes, dois quadriciclos, um UTV, dois drones de monitoramento, 39 mochilas de água, sete esguichos e seis sopradores. O monitoramento via satélite auxilia na identificação dos focos de calor.
Área destruída e impactos ambientais
De acordo com o tenente-coronel Danilo Galvão, a Serra do Cruzeiro tem 400 hectares e 160 já foram consumidos pelo fogo. Animais de pequeno porte também foram encontrados mortos.
O bombeiro explicou que a região tem histórico de incêndios criminosos, provocados por pessoas que colocam fogo para limpar terrenos ou facilitar a caça de animais. Além disso, o terreno íngreme e a mata fechada dificultam a chegada de veículos ao local. Por isso, a água usada no combate precisa ser carregada nas costas dos agentes.
Suspeita de incêndio criminoso
A Polícia Civil investiga a origem do incêndio. Segundo o delegado Claudinor Lúcio, duas pessoas já foram ouvidas. A principal linha de investigação aponta que caçadores podem ter provocado as chamas de forma intencional.
“As informações iniciais indicam que não foi apenas uma pessoa, mas várias, provavelmente ligadas à caça de animais”, afirmou o delegado.
A Polícia também deve solicitar quebra de dados durante a investigação, com autorização da Justiça.
Entenda o caso
O incêndio começou no último sábado (13) e ainda não foi totalmente controlado. Embora alguns focos tenham sido contidos, as chamas continuam avançando por outras áreas da serra.
Resumo das notícias
-
Incêndio atinge a Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, desde sábado (13).
-
40% da vegetação já foi destruída, o que equivale a 160 hectares.
-
Operação conta com mais de 70 bombeiros, aeronave e monitoramento por satélite.
-
A partir de sexta (19), 37 novos bombeiros reforçam o combate.
-
Polícia Civil investiga suspeita de incêndio criminoso causado por caçadores.