Paraíba

Cães e gatos poderão ser vacinados em quase 140 locais no ‘Dia D’ em João Pessoa



PARAIBA.COM.BR

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai disponibilizar quase 140 postos de vacinação antirrábica neste sábado (27), durante o ‘Dia D’ de mobilização.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as equipes iniciarão a vacinação a partir das 8h, em diversos bairros da cidade.

 Para conferir a lista completa dos locais, basta clicar no link oficial divulgado pela SMS.

Proteção contra a raiva

A campanha tem como principal objetivo proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença grave e potencialmente fatal que também pode ser transmitida aos humanos.
Além disso, a imunização é gratuita e destinada a animais com mais de três meses de idade.

O CCZ, que também funcionará neste sábado, reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que não tem cura e pode levar à morte rapidamente.

Vacinação e saúde pública

De acordo com Pollyana Dantas, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, a vacinação vai muito além da proteção individual dos animais.

“Além de proteger os animais, a vacinação contribui diretamente para a saúde pública, evitando riscos de transmissão à população. Portanto, a gestão municipal convida todos os tutores de cães e gatos para participarem, neste sábado, de mais uma mobilização em defesa da vida e do bem-estar animal”, destacou.

Assim, a prefeitura reforça o convite para que os tutores aproveitem o ‘Dia D’ e mantenham seus pets protegidos.

Atendimento após o ‘Dia D’

Quem não puder participar da ação neste sábado poderá vacinar seu animal durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses.
O local está situado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
📞 O telefone para contato é (83) 3214-0357.

Entenda a doença

A raiva animal é uma doença viral altamente contagiosa, quase sempre fatal, que afeta mamíferos, inclusive humanos.
A transmissão ocorre por meio da saliva de um animal infectado, especialmente através de mordidas, arranhões ou lambidas.

Entre os principais sintomas estão mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia, podendo evoluir para o óbito.

Portanto, a prevenção é fundamental.
Além da vacinação anual de cães e gatos, é essencial buscar atendimento médico imediato após qualquer contato suspeito.
Nesse caso, deve-se lavar a ferida com água e sabão e procurar um serviço de saúde o quanto antes.






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo