No Frente a Frente, pesquisador alerta para risco de novas pandemias: “Temos que nos preparar”

PARAIBA.COM.BR
Durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, nesSa segunda-feira (3), o pesquisador Jorge Elias Kalil Filho fez um alerta sobre o risco de novas pandemias, especialmente as causadas por vírus respiratórios.
Segundo ele, há cientistas em todo o mundo estudando possíveis mutações e a probabilidade do surgimento de uma nova pandemia. “Temos que nos preparar, principalmente para vírus respiratórios. O mundo inteiro trabalha com essa possibilidade”, afirmou Kalil.
O pesquisador lembrou que, antes da Covid-19, a comunidade científica já esperava que uma nova pandemia pudesse surgir, mas não sabia de onde viria. “Nós esperávamos que uma pandemia acontecesse, mas a ciência não sabia de onde ela viria”, disse.
Kalil destacou que as doenças respiratórias representam o maior desafio, justamente por causa da forma de transmissão. “Tivemos a Zika, que era transmitida por um mosquito, e conseguimos controlar. Mas nas pandemias respiratórias é mais difícil, porque o contágio ocorre pelo contato entre pessoas”, explicou.
Ele também ressaltou que o isolamento é uma medida complexa em um mundo com bilhões de habitantes. “É difícil as pessoas se isolarem em um planeta com 7 a 8 bilhões de pessoas”, completou.





