Paraíba

Paraíba deve ter mais de 1,6 mil novos casos de câncer de próstata até o final deste ano



PARAIBA.COM.BR

Até o final deste ano, são estimados 1.650 novos casos de câncer de próstata na Paraíba. Os dados são do último relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que mostra que esse é o tipo de câncer mais recorrente no estado. Contudo, o número pode ser ainda maior, com a subnotificação e não tratamento da doença. Esse foi o alerta feito em uma palestra, na noite da última terça-feira (25), para moradores da comunidade São Rafael, em João Pessoa. A ação foi promovida pelo Instituto Unimed João Pessoa.

A palestra teve como participantes o presidente do Instituto Unimed JP, Fernando Florêncio, e os urologistas Valter Paiva e João Alberto Lins e faz parte da programação da campanha Novembro Azul. Durante o evento, os médicos destacaram a importância do cuidado integral com a saúde, não somente com relação à prevenção do câncer de próstata, mas também com relação às doenças cardiovasculares e respiratórias.

“É um espaço aberto para a promoção da saúde promovido pela Unimed João Pessoa, através do nosso Instituto, levando informações e orientações de especialistas para a comunidade. Sabemos o quanto esse tipo de ação impacta positivamente na saúde dessas pessoas”, disse o presidente do Instituto Unimed JP, Fernando Florêncio.

Durante a palestra, os urologistas convidados explicaram sobre os fatores de risco e os sintomas que podem indicar câncer de próstata, como sangue na urina ou urinar diversas vezes em poucas quantidades, principalmente à noite. Além disso, eles esclareceram dúvidas sobre a realização de exames preventivos, como o Antígeno Prostático Específico (PSA), a ultrassonografia retal e o exame de toque retal. “São exames básicos que salvam vidas. Os números de casos são altos no nosso estado, mas as subnotificações ultrapassam isso. Há pacientes que só descobrem a doença em estágio avançado. Mas o câncer tem cura”, explicou o urologista João Alberto Lins.

Por sua vez, o urologista Valter Paiva chamou a atenção dos participantes para o cuidado integral com a saúde ao longo do ano. “A campanha é para alertar sobre os cuidados com outras doenças também, como problemas cardíacos, diabetes, pneumonias. Além disso, é preciso mudar os hábitos, se alimentar melhor e se livrar do tabagismo”, acrescentou o médico.

Com 77 anos e muita saúde, o aposentado Arnaldo José da Silva, que mora na São Rafael, é um exemplo de quem cuida preventivamente do seu bem-estar. Ele conta que realiza exames de check up anualmente e busca bons hábitos. “É importante se cuidar, buscar o médico quando precisa. Todos os anos faço os exames para avaliar a próstata e, graças a Deus, está tudo bem”, disse.

ACOMPANHAMENTO

Além das orientações durante a palestra, os participantes terão consultas e acompanhamento com os urologistas, de forma gratuita. Ainda na noite de ontem, alguns homens fizeram a consulta com o especialista. Os demais, serão atendidos ao longo da próxima semana. Os pacientes que sinalizarem algum sintoma na próstata, como aumento do volume do órgão, terão acompanhamento médico para tratamento.

NOVEMBRO AZUL

A campanha ‘Novembro Azul’ tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. E ainda chamar a atenção dos homens para o cuidado integral com a saúde.

INSTITUTO UNIMED JP

O Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.






 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo