Prefeitura de João Pessoa disponibiliza novos números para o Disk Dengue

PARAIBA.COM.BR
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) disponibilizou três novos números para o Disk Dengue. Os números (83) 3213-7781 e o (83) 3213-7782 funcionarão para atendimento por ligação. Já o (83) 99395-1971 é WhatsApp e permitirá também o envio de fotos e vídeos dos possíveis criadouros. Por meio deles, a população pode registrar denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, além de tirar dúvidas com profissionais da gerência de vigilância ambiental.
O horário de funcionamento deste serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. “Mas a população pode enviar as denúncias por mensagem para o WhatsApp do Disk Dengue em qualquer horário, que a equipe responderá assim que retornar o atendimento dentro dos dias e horários estabelecidos”, explica a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Juliana Trigo.
O Disk Dengue é um dos serviços da Prefeitura para combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As equipes da Vigilância Ambiental têm intensificado as ações para controle de possíveis focos do mosquito, realizando inspeções em escolas e prédios públicos, visitas domiciliares, arrastões com eliminação de criadouros e orientação direta aos moradores.
Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SMS, o mês de janeiro, período que favorece a reprodução do Aedes, fechou com 234 casos prováveis de dengue, tendo 110 descartados. Também foram notificados nove prováveis casos de chikungunya, sendo um caso descartado.
Onde procurar atendimento
Em casos de sintomas de arboviroses, o paciente deve se dirigir a unidade de saúde da família (USF) de sua referência. Caso os sintomas sejam mais agudos, pode procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Municipal do Valentina (HMV), no caso de crianças e adolescentes.






