Defesa Civil coloca equipes em estado de atenção após alerta de chuvas intensas

PARAIBA.COM.BR
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) colocou as equipes em estado de atenção e reforçou o monitoramento das áreas de risco após o alerta de chuvas intensas (perigo potencial) emitido, nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o aviso, válido até as 23h59 desta sexta-feira (13), pode chover na Capital entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destacou que as equipes da Compdec-JP estão sempre prontas para atender a população em caso de necessidade, mas lembrou que todas as pessoas devem adotar medidas preventivas de segurança.
“Como de costume, durante o período que perdurar o alerta, nós reforçamos as orientações de procurar não se expor a riscos desnecessários, como utilizar eletroeletrônicos durante as chuvas, não se abrigar sob árvores ou redes de energia e evitar transitar por vias com acumulados de água”, orientou.
Ele ressaltou ainda que é importante “observar o nível dos rios e barulhos estranhos que possam indicar fissuras ou rachaduras em estruturas e, ainda, que possam ser sinal de possíveis deslizamentos de barreiras ou encostas. Orientação mais reservada àquelas pessoas que estejam mais próximas dessas situações. Nesses casos, favor procurar a Defesa Civil”.
Acima da média – Entre a sexta-feira (6) até a manhã do domingo (8) passado, João Pessoa registrou um acumulado de 132,8 milímetros de chuva. Significa que a média histórica para todo o mês de fevereiro, que é de 106,2 mm, foi superada em apenas 3 dias de forte precipitação.
Defesa Civil – A Defesa Civil mantém plantão 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelos números 98831-6885 (WhatsApp) e 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
Outros números em caso de urgências:
Trânsito: 3213-7188 ou 9 8760-2134 (WhatsApp);
Queda de árvores: 3218-9208 (que funciona também como WhatsApp) ou ‘João Pessoa na Palma da Mão’.






