Banco do Nordeste aplica R$ 83 milhões em créditos com empresas de Santa Rita

PARAIBA.COM.BR
O Banco do Nordeste (BNB) foi responsável pela aplicação de R$ 83 milhões em créditos na região de Santa Rita com o segmento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), empresas de grande porte e empreendedores formais (MEIs) e informais, no ano de 2025, até o mês de novembro. A cidade integra o polo moveleiro da região metropolitana de João Pessoa e possui uma rede de empreendimentos de variados portes e atividades.
Operador do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o BNB foi uma das 64 empresas reconhecidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL Santa Rita) com destaque enquanto entidade do setor financeiro pelo “desempenho e contribuição ao desenvolvimento do comércio”.
O gerente da agência, Frederico Cavalcantes de Moura, recebeu a homenagem concedida pela CDL e ressaltou o papel do BNB na missão de promover o desenvolvimento por meio dos agentes produtivos, que são responsáveis por movimentar a economia local. “O empresariado é a força motriz da economia e o Banco do Nordeste faz questão de apoiar, sobretudo a Micro e Pequena Empresa, pois é quem mais gera empregos e dá qualidade de vida às pessoas”, destacou o gerente.
Santa Rita possui aproximadamente 150 mil habitantes, de acordo com o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a terceira maior população da Paraíba e a cidade vem se estabelecendo como polo de desenvolvimento e inovação.
Além da oferta de crédito para investimentos em equipamentos, reformas e capital de giro, o BNB atua com o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da Indústria Moveleira. Em 2025, uma das ações do programa foi a estruturação de cursos técnicos para unidades do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a partir do trabalho formativo realizado pelo Centro de Formação Educativo Comunitário de Santa Rita (Cefec), que é referência nessa formação profissional.






