Paraíba

Campanha do TJPB combate assédio e discriminação no ambiente de trabalho

PARAIBA.COM.BR

Assédio não é legal e atinge a saúde mental de quem é vítima. Por isso, a importância de um trabalho intenso de conscientização para eliminar do ambiente de trabalho qualquer palavra ou ação que configure o ato. O Tribunal de Justiça da Paraíba tem o cuidado em impedir essa prática, por isso, foi aberta, nesta segunda-feira (05), a Semana de Combate ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação – política instituída pela Resolução nº 450/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adotada pelo TJPB.

“O Tribunal de Justiça está sim de portas abertas para temas que envolvem o interesse social, e não há dúvida que o assédio, a discriminação, essas palavras e ações não podem acontecer. Por isso, é muito importante que haja participação de todos os atores sociais, e isso acontece no dia a dia. Daí, a nossa participação de forma intensa objetivando, acima de tudo, olhar para os cidadãos”, ressaltou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.

O Plano de ação da Semana foi definido pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Discriminação (Compead), que tem à frente a desembargadora Túlia Gomes de Souza Neves, em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida, que integra a Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal.

“Nossa missão não é só trabalho, é cuidar dos nossos com maior carinho, com a equipe de profissionais que nós já instalamos, com o apoio da Gevid. É uma sementinha que já foi plantada e que está dando os seus frutos. Fizemos um formulário para a gente dar conhecimento aos nossos servidores(as) da existência da campanha com a conscientização. Iniciamos aqui em João Pessoa, percorreremos as cidades do interior e terminaremos a na cidade de Campina Grande, onde o encerramento no dia 9 de maio”, completou a desembargadora Túlia Neves.

O diretor do Fórum Cível de João Pessoa, juiz Meales Melo, disse que o espaço sempre estará aberto para campanhas desse nível. “Estamos sempre de porta aberta para receber todos do Tribunal. É um orgulho para o Fórum Cível se aliar a esse importante evento. Estamos aqui justamente buscando alertar para que esse tipo de comportamento seja algo do passado e que a gente consiga evoluir cada dia mais no setor dos trabalhos”, colocou.

Programação – A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação foi aberta nesta segunda-feira, mas vai durar o mês inteiro. A gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, pontuou como será o calendário. “Nós formatamos uma programação onde a Gevid vai dar suporte à Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Discriminação. Durante todo o mês, vamos ter atividade nas unidades judiciárias, focados na saúde mental e na temática de assédios e discriminação”, explicou.

A ação começou com a oferta de serviços de saúde variados, seguida da palestra de abertura do evento proferida pelo servidor e mestre em Saúde Mental Everton Procópio, com o tema ‘Empatia e Justiça: Cuidando das Relações no Trabalho’. “A proposta foi refletir sobre o nosso papel, nossa ação de lidar com o outro, de cuidar do outro, saber que as relações saudáveis começam a partir de cada um de nós. Não só de uma diretoria, de uma gerência, mas nós coletivamente produzirmos saúde e bem-estar no ambiente do trabalho”, falou.

 

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo