Cartão da Transparência, do Congresso em Foco e da AKQA, é finalista no Festival de Cannes

CONGRESSO EM FOCO
O Cartão da Transparência, do Congresso em Foco, é finalista 70ª edição do Festival Internacional de Cannes, na França. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a agência de publicidade AKQA, concorre em duas categorias do mais importante festival de publicidade do planeta: Titanium e Innovation.
Os finalistas foram divulgados nesta terça-feira (6). Os vencedores serão anunciados durante o festival, que será realizado de 19 a 23 de junho. Na categoria Titanium, o Cartão concorre com outros 16 projetos da Coreia do Sul, dos Estados Unidos, da Nova Zelândia, da Austrália, do Japão, da França, da Polônia, do Peru, do Reino Unido, da África do Sul e da Colômbia (veja a lista dos finalistas). Já na categoria Innovation, entre os 19 finalistas, há outras três iniciativas brasileiras (veja a lista dos finalistas).
Lançado em setembro do ano passado, o Cartão da Transparência é uma ferramenta que permite ao leitor monitorar como seus representantes políticos gastam o dinheiro público. Para isso, basta se cadastrar. Você receberá as notificações em seu smartphone sempre que um parlamentar pedir o ressarcimento dos valores gastos à Câmara, tal como se estivesse recebendo automaticamente informações sobre compras feitas com seu próprio cartão de crédito.
De acordo com o festival, a categoria Titanium celebra “trabalho provocativo, que rompe fronteiras e inspira inveja, que marca uma nova direção para a indústria e a leva adiante”. Já a Innovation premia a inovação, a tecnologia e a resolução de problemas inovadores, bem como campanhas criativas que utilizem novas tecnologias.
Concorrer ao Festival de Cannes não é novidade para o Congresso em Foco, que já foi premiado duas vezes no festival.
Em 2021, o projeto Bolos Antiblock, produzido pelo Congresso em Foco em parceria com a Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji) e realizado pela agência FCB Brasil, venceu o Leão de Bronze na categoria “Cultural Insight – Social & Influencer“. A ferramenta permitia ao usuário descubrir se foi bloqueado por qualquer um dos ocupantes do Legislativo e do Executivo.
Em 2019, o projeto Trending Botics, também desenvolvido pelo site em parceria com a FCB, levou o Leão de Bronze na categoria “Digital Craft”. O Trending Botics monitorou o uso de robôs no Twitter durante as eleições presidenciais de 2018 e identificou a atuação de mais de 173 mil deles. Os bots em questão propagaram mais de 4,5 milhões de mensagens artificiais que impactaram o debate público, muitas vezes com notícias falsas.