PARAIBA.COM.BR
Cerca de duzentas pessoas ligadas a área de saúde e ao controle social estão participando da 4ª Etapa estadual da Conferência Nacional sobre Gestão do Trabalho e da Educação Permanente na Saúde, que acontece no Espaço Cultural, José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento começou nesta quarta-feira e será encerrado nesta quinta.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, esta conferência é da máxima importância, “porque o governo, pela primeira vez, está se importando com os trabalhadores de saúde e querendo debater como poderemos caminhar para dar um atendimento de qualidade ao usuário do SUS com a valorização do trabalhador de saúde”, afirmou.
Ao fazer uma avaliação da situação do saúde no Brasil, Eduardo Cunha disse que ficou evidenciado na Pandemia da Covid-19, a necessidade e a importância do trabalhador da saúde, “que, pela sua abnegação, trabalho e dedicação salvou milhares de vidas e por isso precisam e merecem ser mais valorizado”, destacou.
O coordenador da Secretaria do Fórum Nordeste e presidente do Conselho Municipal de saúde do município Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, José Barbosa de Lima, que participou da conferência como convidado, disse que o SUS é um sistema que todos têm que lutar, apoiar e defender ” porque no mundo não tem um SUS melhor do que este”, afirmou.
Para ele, a Conferência é uma ferramenta de discussão que vem aglutinar os problemas e os trabalhos que os delegados e agentes de saúde colheram na sua cidade. ” E aqui, fazendo essa conferência, vamos tirar as melhores propostas para levarmos à Conferência Nacional e, se Deus quiser, a Paraíba vai ganhar muita coisa nessa conferência”, finalizou.
O secretário executivo de saúde da Paraíba, Patrick Lacerda de Almeida Pinto, disse que a conferência é um espaço para valorizar o profissional de saúde por meio da ferramenta educacional. ” Quando esse profissional da saúde, que é o ator principal de entrega de saúde no Sistema Único de Saúde, ele é capacitado, ele se sente valorizado e consegue entregar uma saúde de forma mais democrática, equitativa e humanizada, como a gente precisa que seja feita no SUS”, disse o secretário.
Pedro Paulo Araújo Peixoto, coordenador-geral da Conferência disse que o evento é um marco importante para a Paraíba e para o Brasil, ” porque é daqui que se criam as propostas para levar para o nível nacional. E isso é importante para benefício da gestão, do trabalhador e, principalmente, para o usuário do SUS. “, destacou.
Sobre a Conferência: Durante esses dois dias estão sendo debatidos vários temas de interesse do trabalhador da saúde como: “ Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde “, ” Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil “, e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da saúde”.
A