Paraíba

Famílias chegam cedo na orla da Capital para montar tendas para o Réveillon



PARAIBA.COM.BR

Famílias contempladas pela Prefeitura de João Pessoa para montar tendas nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco madrugaram na orla, nesta quarta-feira (31), para garantir a melhor localização no Réveillon, no Busto de Tamandaré. A montagem, no entanto, só foi permitida a partir das 8h, com retirada dos equipamentos às 8h desta quinta-feira (1º), conforme Termo de Compromisso assinado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que é responsável pelo uso do solo na Capital.

Claudia Cavalcante, contadora, moradora dos Bancários, foi uma entre as 188 pessoas que conseguiu a autorização do Município para armar a tenda e acompanhar os shows da virada de ano na praia. Ela, junto com três amigas, foi uma das primeiras a chegar no local para ‘marcar território’ e  não perder nenhuma parte da programação.

Ela disse que esta foi a primeira vez que se inscreveu junto a Sedurb e que não encontrou dificuldade para concluir o cadastro. “Foi tudo muito rápido. Convidei os amigos, em torno de 15, que toparam viver esse momento comigo e compramos uma tenda muito boa. E estamos aqui, já planejando os próximos anos”, afirmou, elogiando a organização da Prefeitura de João Pessoa em todo o processo, desde a abertura de inscrição até a questão da organização e segurança do lugar.

O aposentado Carlos Teixeira, que veio de Rondônia para morar em João Pessoa há cinco anos, também chegou cedo com os amigos para guardar o espaço e se juntar com a família para a virada de ano. “Este é o terceiro ano que consigo a autorização para ‘acampar nas areias de Tambaú’ e assistir a virada do ano, desfrutando de uma tranquilidade que só a Capital paraibana tem. Dá para brincar, beber, dormir e comemorar com segurança. Enfim, a cidade está de parabéns pelo que oferece ao público”, destacou.

A turista Jeniffer Elias, do interior de Goiás, também está na Capital paraibana para vivenciar a experiência da virada do ano no Busto de Tamandaré. Ela disse que é a primeira vez que vem à cidade e que só tem elogios a organização, desde a limpeza a segurança pública. “É uma cidade limpa e tranquila, que espero vir mais vezes porque dá para passear sem medo de ser perturbada”, declarou, relatando que veio numa excursão com amigos e está hospedada no Bessa.

A engenheira mecânica Poliana Figueiredo veio de Campina Grande com a mãe, Maria do Socorro, para a virada do ano em João Pessoa, só que ao invés da programação na praia, elas ficarão em vigília na Igreja Universal, assim como fizeram nos anos anteriores. Antes, porém, passaram a manhã apreciando a praia de Tambaú, refletindo sobre a chegada de 2026. “Temos que agradecer o que vivemos em 2025 e acreditar em novas histórias abençoadas por Deus”, acrescentou.

Regras para ocupação do solo – O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marmuthe Cavalcanti, disse que as instalações das tendas só serão permitidas até 16h desta quarta-feira e quem não cumprir o horário, perderá o direito concedido. Já a desocupação deve acontecer até as 8h desta quinta-feira, primeiro de janeiro, mesmo tempo destinado aos ambulantes.

Ele lembra que as famílias precisam cumprir os limites impostos no termo de responsabilidade assinado com o Município, inclusive o tamanho da tenda que deve ser no máximo 5 metros quadrados e, principalmente, o tempo de ocupação da área.  “Não é permitido, por exemplo, o uso de churrasqueira, nem de nenhum tipo de equipamento que tenha fonte de calor, bebidas com embalagens de vidro e uso de som. A tenda é para a família brincar, curtir e usufruir da melhor forma da nossa orla e da nossa programação”, reforçou.

Mais detalhes sobre o que não pode – É proibido o uso de churrasqueira de carvão e de gás, equipamentos de som nas tendas, venda ou repasse do Termo e Autorização, utilização da tenda para fins comerciais, colocação de tendas, mesas, cadeiras, barracas de camping e guarda-sóis nos canteiros e no passeio público, nas dunas e vegetação (áreas de preservação permanente), bem como nas áreas de passagem e demais destinadas ao uso do Município e serviços de emergência.

Recomendações – O lixo produzido é de responsabilidade do ocupante da tenda, que deverá recolhê-lo adequadamente, sob pena de multa. Outra recomendação é para que sejam utilizadas bebidas apenas em recipientes plásticos, evitando acidentes com vidro. A autorização concedida deve ser colocada na tenda, do início ao fim do evento, em local visível para os agentes de controle urbano, que estarão transitando pela área.






 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo