Paraíba

Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebe certificado por garantir segurança aos pacientes com tromboembolismo venoso



PARAIBA.COM.BR

Entre as práticas de qualidade e segurança do paciente adotadas pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade de alta complexidade da rede própria da Unimed João Pessoa, está o protocolo voltado à prevenção e tratamento de Tromboembolismo Venoso, o protocolo TEV. Com uma equipe multidisciplinar e capacitada para esse tipo de ocorrência, os profissionais conseguem evitar duas das principais causas de morte hospitalar: a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar.

Esse mês, o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) revalidou a certificação do Protocolo TEV do Hospital Alberto Urquiza, que foi conquistada, pela primeira vez, em 2019. “A validação das boas práticas do protocolo de TEV através do IBSP é sinônimo de segurança do paciente. Para alcançarmos esse objetivo toda equipe multidisciplinar precisa estar envolvida nos processos de avaliações, profilaxias e acompanhamento dos riscos do paciente. Tudo isso traz para o hospital um reconhecimento nacional”, disse a enfermeira do Núcleo Estratégico de Segurança e Qualidade do Hospital Alberto Urquiza, Thayza Lima e membro do protocolo de TEV, Thayza Lima.

Ela lembra que uma grande parte dos pacientes internos tem um ou mais fatores de risco para TEV e entre as medidas do protocolo está o acompanhamento contínuo dos pacientes. “Estabelecer a cultura de profilaxia nos pacientes hospitalizados, desde a sua admissão até o pós-alta através de avaliações periódicas alinhadas às estratégias do Programa de Prevenção de Tromboembolismo Venoso, reduz os riscos relacionados à imobilidade, efeitos da doença e do tratamento”, explicou.

OUTRAS CERTIFICAÇÕES
O Hospital Alberto Urquiza Wanderley possui uma série de certificações e reconhecimentos, emitidos por instituições de referência na área da saúde no Brasil e no mundo, que atestam a qualidade dos serviços e a segurança do paciente.
Desde março de 2020, o Hospital da Unimed JP é certificado com a Acreditação Internacional QMentum, na categoria Diamante. O selo comprova que o hospital está no nível dos melhores hospitais do mundo e que preza por uma assistência transparente e segura, sempre com foco no paciente. Já as Unidades de Terapia Intensiva Geral e Clínica são certificadas com o selo UTI Eficiente. Outra certificação importante é a avaliação concedida ao hospital das práticas de segurança feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com base em indicadores que seguem um padrão internacional de qualidade assistencial.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.






 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo