Inmet emite alertas de perigo por baixa umidade do ar em mais de 190 cidades da Paraíba

PARAIBA.COM.BR
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (13), dois alertas para baixa umidade do ar que atingem 194 municípios paraibanos, principalmente nas regiões do Sertão e Cariri. Os avisos — um de perigo potencial (nível amarelo) e outro de perigo (nível laranja) — indicam condições de tempo seco que podem causar riscos à saúde e aumentar a probabilidade de incêndios florestais.
De acordo com o Inmet, o alerta laranja, que representa perigo, está em vigor até as 17h desta quinta-feira (13), com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Já o alerta amarelo, de perigo potencial, permanece válido até as 18h da sexta-feira (14), prevendo índices de umidade entre 20% e 30%.
Durante o período de vigência dos alertas, há risco de ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e boca, além de desconforto respiratório. O Inmet também alerta para a possibilidade de focos de incêndio em vegetações secas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o nível ideal de umidade relativa do ar fique entre 60% e 80%, muito acima dos índices registrados em parte do estado.
Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.






