João Pessoa ocupa 1ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios na coleta de resíduos

PARAIBA.COM.BR
A cidade de João Pessoa ocupa a primeira posição do Ranking de Competitividade na categoria de coleta e destinação de resíduo sólidos. O resultado foi divulgado, nesta quarta-feira (28), apresentando analise de 404 municípios brasileiros, onde o índice de cobertura da coleta de resíduos domésticos na Capital paraibana é de 100%, de destinação adequada dos resíduos.
Os serviços de coleta e destinação de resíduos são executados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o resultado do estudo é mais um indicativo do trabalho realizado pelos agentes da Emlur, diariamente.
A coleta é realizada por caminhões compactadores, nos turnos diurno e noturno, transportando os resíduos para o Aterro Sanitário Metropolitano. Nas áreas de difícil acesso, onde não há passagem para os veículos, a coleta é feita por meio de triciclos de carga. Atualmente, os serviços atuam em 91 comunidades de João Pessoa. A Emlur também realiza a coleta de resíduos diversificados e de resíduos de poda de árvores.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com análise dos municípios com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a população oficial do Censo Demográfico de 2022. João Pessoa está na 15ª posição entre as capitais brasileiras, e na quarta posição do Nordeste, atrás de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).