Paraíba

Médicos avaliam perspectivas futuras na medicina com a telecirurgia robótica



PARAIBA.COM.BR

Não é ficção científica. Em breve, o médico poderá operar, da própria casa, um paciente a quilômetros de distância. Essa realidade, que não seria imaginada poucos anos atrás, é um dos assuntos abordados no último episódio do ano do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa.

Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu o cirurgião geral Augusto de Almeida Júnior e o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre Deininger. Os médicos abordaram as perspectivas futuras e a inclusão tecnológica na saúde.

Um dos desafios é tornar os avanços tecnológicos acessíveis a todos. Os médicos lembraram que um passo importante nessa direção foi dado no dia 12 de outubro deste ano, em João Pessoa, durante a Convenção Nacional Unimed, quando foi realizada a primeira telecirurgia robótica do mundo com internet de baixo custo. Ou seja, com a mesma internet utilizada em casa. O feito, que foi lembrado pelos médicos no videocast, abre possibilidades para baratear custos e fazer com que a telecirurgia robótica chegue, literalmente, cada vez mais longe.

Em países desenvolvidos como a China e os Estados Unidos, experiências já comprovaram as possibilidades surgidas com a cirurgia e a telecirurgia robóticas. Na China, por exemplo, existem caminhões equipados com robôs que conseguem alcançar populações remotas. “O caminhão vai para as cidades menores e mais distantes e realiza a cirurgia robótica”, contou Maurílio Onofre.

E muita inovação se encontra em andamento, destacou Augusto de Almeida Junior que, recentemente, fez um curso de telecirurgia robótica, juntamente com Maurílio Onofre, nos Estados Unidos. “A gente não consegue acompanhar [todas as inovações]. Todo dia tem novidade”, disse o médico. De acordo com ele, o ritmo está cada vez mais acelerado e quando se pensa nessas transformações agora deve se considerar meses e não mais anos.

Onde assistir

Produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa, o videocast Sem Contraindicação tem como foco saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de inovações na área da saúde.

O episódio completo sobre perspectivas futuras e inclusão tecnológica na saúde está disponível no YouTube (youtu.be/xA7IEsS658A), no Spotify e no Portal Unimed João Pessoa (unimedjp.com.br/semcontraindicacao), que conta com uma seção exclusiva sobre o videocast.

O Sem Contraindicação chegou em 2025 à terceira temporada. Ao todo, já são 98 episódios com entrevistas com alguns dos maiores especialistas da Paraíba. Todas as temporadas podem ser acessadas nos canais informados acima.






 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo