Parceria entre Esma, UFCG e UEPB pode viabilizar mestrado e doutorado para Oficiais de Justiça e servidores do Judiciário paraibano

PARAIBA.COM.BR
A Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) iniciou tratativas com as universidades públicas UFCG e UEPB para a oferta de cursos de mestrado e doutorado voltados a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Durante as visitas realizadas às instituições de ensino, também foi discutida a utilização dos espaços das universidades para cursos presenciais no interior do estado, dentro da política de interiorização da formação continuada defendida pela gestão do desembargador-presidente do TJ, Fred Coutinho.
O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), Joselito Bandeira Vicente, enalteceu a importância da parceria, especialmente para a capacitação e qualificação dos oficiais de justiça. “A entidade tem buscado constantemente, junto ao TJPB e à Esma, oportunidades de formação e aperfeiçoamento. A possibilidade de acesso a programas de pós-graduação é um avanço significativo que valoriza a categoria e contribui para a eficiência do serviço prestado”, afirmou.
O diretor da Esma, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, enfatizou que a iniciativa está alinhada à escuta ativa feita pela atual gestão, onde a demanda por capacitação profissional foi uma das mais recorrentes. A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja, e o gerente acadêmico, professor Flávio Romero, também reforçaram o compromisso da instituição com a qualificação permanente de seus quadros, visando fortalecer a atuação do Judiciário com conhecimento científico e técnico atualizado.
As reitorias da UEPB e UFCG acolheram positivamente a proposta e destacaram o impacto regional e a valorização dos programas de pós-graduação. Segundo a reitora da UEPB, professora Célia Regina, e o reitor da UFCG, Camilo Farias, a parceria poderá aprofundar a troca de saberes entre as instituições e contribuir para uma formação mais crítica e estratégica de servidores públicos, sobretudo no interior da Paraíba.