Presidente do TCE-PB convoca gestores para lançamento do Pacto Primeira Infância

PARAIBA.COM.BR
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, convocou gestores para o lançamento do “Pacto Paraibano pela Primeira Infância” durante sua participação no seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, realizado nesta quinta-feira (3) no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa. O evento foi promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento.
A iniciativa busca promover um debate sobre os caminhos para o desenvolvimento sustentável e a construção de um Brasil mais inovador, inclusivo e competitivo nas próximas décadas.
A secretária nacional de Planejamento do Governo Federal, Virgínia de Ângelis, participou do evento e destacou que a Paraíba está entre os primeiros estados a receber o seminário, por meio das ações do Ministério do Planejamento e Orçamento. “Esses diálogos têm como objetivo acolher as demandas de todos os estados e regiões do país para que o nosso planejamento leve em consideração as diversas necessidades. Eles também são um instrumento de transparência e monitoramento das ações”, explicou.
No evento, o presidente Fábio Nogueira ressaltou a importância do planejamento para evitar erros recorrentes na administração pública. “Os grandes problemas que nós enfrentamos ou percebemos ao analisar as gestões públicas, na maioria das vezes, decorrem da falta de planejamento. São inúmeros, são múltiplos”, afirmou. Ele destacou que iniciativas como essa, que envolvem diversos setores da sociedade, são fundamentais para pensar grande e construir um Brasil melhor.
O conselheiro também alertou para os desafios que o país enfrentará nos próximos anos, como as mudanças climáticas e o envelhecimento da população. “Percebo que a necessidade de investimentos em saúde será tão demandada quanto em educação”, pontuou, reforçando a urgência de um planejamento eficaz.
O evento reuniu especialistas, representantes da sociedade civil e do setor produtivo para, de forma colaborativa, elaborar um plano nacional com metas para os próximos 25 anos.
Lançamento do Pacto Paraibano pela Primeira Infância
Fábio Nogueira anunciou que o TCE-PB lançará, no dia 28 de abril, o Pacto Paraibano pela Primeira Infância. “O Tribunal de Contas percebe que há várias iniciativas louváveis, mas que atuam de forma isolada, como ilhas. É preciso uma articulação para unir todas essas ações”, explicou.
O convite para o lançamento do pacto foi estendido a todos os presentes, que foram incentivados a colaborar no fortalecimento das políticas voltadas para a primeira infância. “Estamos propondo um grande desafio e não queremos interferir na autonomia de quem já atua nessa área. Queremos colaborar com nossa expertise”, afirmou o presidente do TCE-PB.
Fábio Nogueira encerrou sua participação ressaltando a necessidade de incluir a educação infantil como um eixo central nas discussões sobre planejamento. “Uma criança que nasce à margem está fadada a ter dificuldades. Não podemos assistir de braços cruzados”, disse, enfatizando que o desenvolvimento humano começa na infância e que a sociedade deve se mobilizar para garantir oportunidades iguais para todos.