Promotores de Justiça tomam posse na entrância inicial do MPPB

PARAIBA.COM.BR
Oito promotores de Justiça do Ministério Público da Paraíba que foram promovidos de substitutos a titulares da entrância inicial tomaram posse na manhã desta sexta-feira (08/08). A solenidade foi no gabinete do procurador-geral de Justiça no prédio sede do MP, em João Pessoa.
Estavam presentes o PGJ Antônio Hortêncio Rocha Neto, o corregedor-geral, Francisco Sarmento, a 1ª subprocuradora Vasti Clea Marinho da Costa Lopes, o 2º subprocurador Francisco Lavor, o subcorregedor Aristóteles Santana, os procuradores José Guilherme Soares Lemos, Francisco Glauberto Bezerra, Alexandre César Fernandes Teixeira, João Geraldo Carneiro Barbosa, os promotores Leonardo Quintans, Adriana França Amadeus Lopes, Bergson Formiga, Anita Bethânia Silva Rocha, Renata Carvalho da Luz, João Benjamin Delgado Neto, Alyrio Batista de Souza Segundo e o secretário-geral Rodrigo Marques da Nóbrega.
A solenidade começou com a leitura do termo de posse, pelo secretário geral do MPPB, Rodrigo Nóbrega. Em seguida, os oito promotores, que ingressaram em janeiro de 2025 e foram promovidos em 21 de julho, assinaram os termos. São eles: Juliana Cardoso Rocha (1ª promotora de Justiça de Itaporanga), Larissa Maranhão Leite Ferreira de Melo (promotora de Justiça de Sumé), Bruno Figueirêdo Cachoeira Dantas (promotor de Justiça de São Bento), Renan Donato Lopes de Aquino (1º promotor de Justiça de Piancó), Caio Rodolfo Ramos Imamura (promotor de Justiça de Água Branca), Marko Scaliso Borges (promotor de Justiça de Boqueirão), Ailton Nunes Melo Filho (promotor de Justiça de Serra Branca) e Erik Bethoven de Lira Alves (1° promotor de Justiça de Bananeiras).
Os novos promotores titulares foram saudados pelo procurador-geral de Justiça. Antônio Hortêncio Rocha Neto lembrou que esse é um momento especial. “Vocês ficam marcados, no meu coração, como a última posse – dessas mais festivas, informais, de promoção, aqui no gabinete”. O PGJ também recordou que o concurso foi difícil, porque atravessou a pandemia, o que acabou atrasando o processo, e fez um balanço das nomeações ao longo da gestão dele. “A gente vai cumprir o compromisso de nomear todos do concurso até o fim da gestão. Não foi fácil, mas com muito esforço nós vamos atingir essa missão e ficamos muito felizes de poder propiciar isso a todos vocês. A gente sempre teve essa preocupação com as pessoas e com essa carreira, que é algo tão importante para todos nós”.
O corregedor-geral, Francisco Sarmento, também destacou a importância desse passo na carreira dos promotores. “É um momento marcante, que a gente nunca esquece. Eu lembro de todas as minhas movimentações na carreira, com detalhes. Para onde eu fui nomeado, para onde eu fui removido, depois para onde fui promovido. E em cada um desses lugares, nós temos uma história pra contar. Então, vocês estão construindo a história”, disse ele.
A promotora Adriana França, presidente da Associação Paraibana do MP, ao desejar sucesso aos promovidos, lembrou da própria trajetória, desde a aprovação no concurso, há 23 anos, e se emocionou ao destacar um episódio marcante: “Foi difícil e emocionante mas, ainda mais emocionante foi ver a aprovação da minha filha para o MPPB, nesse mesmo concurso que vocês fizeram”.
E os novos promotores titulares, alguns, acompanhados pelas famílias, também se emocionaram. Nos discursos, agradeceram a confiança depositada neles, destacaram o aprendizado intenso no dia a dia no MP, o respeito que a instituição tem e reafirmaram o compromisso com o Ministério Público e a sociedade paraibana.