Saiba como ficará o trânsito na Orla para o show de Roberto Carlos

PARAIBA.COM.BR
A cidade de João Pessoa vai celebrar seus 440 anos em grande estilo. Para marcar o encerramento das comemorações do aniversário da Capital paraibana, a Prefeitura realiza, por meio de uma parceria público-privada, um show com o cantor Roberto Carlos, no próximo dia 05 de agosto, no Largo de Tambaú. E para garantir que tudo ocorra com tranquilidade e segurança, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) preparou uma mega operação de trânsito e transporte, que será colocada em prática desde as primeiras horas do dia.
Com o objetivo de assegurar a fluidez viária, proteger pedestres e organizar o fluxo de veículos, a Semob-JP estará presente com 100 agentes de mobilidade, distribuídos em três turnos, além de servidores de apoio administrativo, 10 viaturas, 25 motocicletas, 6 bicicletas, 250 cones de sinalização e 30 barreiras físicas.
“Montamos uma grande operação estratégica e cuidadosa para garantir que o público possa aproveitar o evento com segurança, organização e tranquilidade. É um momento histórico para a cidade, e a gestão está comprometida em oferecer estrutura de qualidade para todos”, ressaltou Marcílio do HBE, superintendente de Mobilidade Urbana.
Etapas da operação – A operação da Semob-JP será dividida em fases, com início ainda na madrugada:
A partir das 5h: Isolamento das áreas reservadas e proibição de estacionamento nos pontos críticos.
A partir das 13h – Organização das áreas para ambulantes e ônibus; reforço das equipes nos principais pontos de circulação, carga e descarga, além de suporte às caravanas e orientação aos pedestres.
A partir das 17h – Bloqueios totais nas vias próximas ao palco, para garantir segurança viária e espaço para viaturas das forças de segurança, saúde e emergência.
“Estamos com uma operação completa que abrange o antes, o durante e o depois do evento. O planejamento inclui cada detalhe, desde os bloqueios até o suporte pós-show, com foco total na segurança e fluidez”, explicou o diretor de operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, Sanderson Cesário.
O Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) também estará atuante, monitorando a operação através de cincos câmeras instaladas em pontos estratégicos, entre eles: Largo de Tambaú, Avenida Beira Rio, cruzamento entre as avenidas Antônio Lyra e Epitácio Pessoa, cruzamento da Rua Maria Sales com Avenida Epitácio Pessoa e, ainda, na Avenida Rui Carneiro (próximo ao Mercado de Artesanato).
Outro ponto interessante do plano de atuação da SemobJP é que todo o plano operacional planejado, contendo pontos de isolamento, bloqueios e desvios, será divulgado em tempo real pelo aplicativo de navegação Waze, com isso, a população poderá conferir e seguir os melhores acessos e rotas.
Trânsito, transporte público e desvios -As vias do entorno do Largo de Tambaú, como trechos da Avenida Cabo Branco, Rua Helena Meira Lima, Rua Almirante Tamandaré e adjacências, terão circulação totalmente interrompida a partir das 17h. Os bloqueios estão sinalizados no mapa oficial divulgado pela Semob-JP.
Para facilitar o acesso do público, haverá:
– Estacionamento exclusivo para ônibus de caravanas na Avenida Epitácio Pessoa (ao lado do Pão de Açúcar).
– Ponto de embarque e desembarque das caravanas na Rua Professora Maria Sales.
– Ponto exclusivo de táxis nas proximidades da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
– Terminal de transporte coletivo reforçado, com ônibus extras circulando antes e após o evento.
Linhas de ônibus que passam na região Cabo Branco/Tambaú – Tanto para ir até a região do show, quanto para retornar após o evento, o sistema de transporte público da Capital seguirá com as linhas: 507 (Cabo Branco); 510 (Tambaú); 521 (Tambaú); 1500 e 5100 (Circulares): 5600, 5603 e 5605. Veículos extras serão colocados para reforçar a demanda e estarão circulando mediante a necessidade observada pelps agentes de mobilidade que estarão fiscalizando está operação.
“Toda a estrutura de transporte coletivo estará reforçada, com ônibus extras, itinerários adaptados e agentes monitorando o deslocamento em tempo real, para garantir conforto e segurança ao público”, destacou Victor Gomes, diretor de Transportes da Semob-JP.
Recomendações ao público – A Semob-JP orienta a população a chegar com antecedência, utilizar transporte público e evitar circular de carro nas áreas próximas ao palco. O uso de táxis, transporte público, apps de mobilidade, caronas e compartilhamento de veículos também é incentivado.
Além disso, os agentes de mobilidade estarão nos pontos principais para orientar motoristas e pedestres, coibir o estacionamento irregular e assegurar a fluidez nos desvios.
Festa das Neves – A Prefeitura de João Pessoa iniciou, no último domingo (27), a programação da Festa das Neves 2025. No dia do aniversário de 440 anos da Capital, 05 de agosto, a cidade recebe o show do cantor Roberto Carlos, através de uma parceria público-privada com a Medow Entretenimento.
Conforme o edital, o investimento da Funjope será de R$ 1 milhão e a iniciativa privada deve investir mais R$ 2 milhões para completar o show que acontece numa área de 70 mil metros quadrados voltada ao público em geral, com entrada gratuita. Já a área privada, onde ficarão os camarotes e similares, será de 6.900 metros quadrados.
Para conferir a programação completa da Festa das Neves, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festa-das-neves/.