Secretaria de Saúde distribuiu mais de 100 mil preservativos durante o Carnaval

PARAIBA.COM.BR
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribuiu 103.800 preservativos masculinos (externo), além de preservativos feminino (interno) e 27 mil géis lubrificante durante os principais blocos carnavalescos da cidade neste ano. A distribuição integrou a ação de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizada pela diretoria de Vigilância em Saúde, Gerência de Vigilância Epidemiológica e Seção de IST/AIDS e Hepatites Virais – serviços da Rede Municipal de Saúde.
“Nas festividades carnavalescas a população envolvida fica muito vulnerável a exposição da sexualidade, o que torna tão necessário o reforço das ações de prevenção às ISTs. Por esse motivo, as esquipes de saúde da SMS estiveram atuando, durante o Carnaval, levando insumos de prevenção, mas também buscando sensibilizar a população sobre a importância de prevenir, uma vez que essas doenças não apresentam sintomas e vem crescendo significativamente”, destaca Jéssica Mendonça, chefe da Seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais.
Além da distribuição dos preservativos e géis, durante o pré-carnaval, a SMS manteve um ponto fixo, na praia, para realização de testes rápidos para detecção de ISTs. No período, foram realizados 472 testes, grande parte em pessoas do sexo masculino. Dos testes realizados, nove positivaram para Sífilis e um para HIV. Essas pessoas foram encaminhadas para o serviço especializado do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
Serviço
A Secretaria de Saúde realiza, de forma contínua, a distribuição de preservativos em todos os serviços da Rede Municipal, como unidades de saúde, policlínicas municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e até em serviços administrativos, como na sede da SMS, Centro Administrativo Municipal (CAM) e em outras secretarias.
Uma parceria da SMS com a iniciativa privada e instituições da sociedade civil também oferta os preservativos, como em estações de trem, barzinhos e ONGs. Em todos os locais, o acesso é realizado de forma espontânea, ficando o item disponível na recepção dos serviços e podendo o usuário pegar à vontade. São ofertados preservativos externos e internos (popularmente conhecidos como camisinha masculina e feminina, respectivamente) e gel lubrificante.
Testagem
Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode realizar os testes rápidos para a detecção de ISTs, entretanto, em alguns casos, é possível que o resultado seja um falso negativo devido ao que os especialistas chamam de janela imunológica – período entre a infecção por um agente infeccioso e a detecção de anticorpos no organismo.
Os testes rápidos estão disponíveis em toda a Rede Municipal de Saúde e podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou no Serviço Especializado para Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo de almoço.
O SAE/CTA está localizado na Rua Alberto de Brito, número 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo número de telefone 3213-7592.






