Secretário da Fazenda da Paraíba diz que melhor resposta à tarifa dos EUA é diplomática

PARAIBA.COM.BR
O Secretário de Estado da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, disse nesta quinta-feira (10), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, que a melhor forma de resolver o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os produtos brasileiros é a diplomacia.
Para Marvaldo, o governo não pode tratar o caso na ‘moeda’, taxando os produtos dos EUA e ressaltou que a melhor forma é a conversa. “Nunca esquecer a diplomacia sempre em primeiro lugar, não tenho dúvidas disso”, disse.
Ouça:
Reflexo na Paraíba
Segundo o secretário, ainda não se sabe o reflexo que esse tarifaço pode atingir a economia da Paraíba. “A Paraíba tem um comércio com os Estados Unidos. Em 2025 nós importamos 250 milhões de dólares e nos importamos 10 milhões de dólares”, disse.
Ouça:
Entenda
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em seu perfil no Truth Social (sua versão do antigo Twitter) uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando uma taxa de 50% “sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos”, que passará a valer em 1º de agosto. A tarifa é adicional às já existentes e representa uma escalada inédita nas tensões comerciais entre os dois países.
De acordo com o documento, a medida é uma resposta às “práticas comerciais desleais” do Brasil e a supostos ataques do país à liberdade de expressão de empresas americanas. Ele critica ainda o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chama de “líder altamente respeitado” e vítima de uma “caça às bruxas”.
Impacto na Paraíba
Com o tarifaço de Trump, a exportação na Paraíba está sob risco. Produtos como sucos de frutas, calçados e açúcares, que juntos representam a maior parte do que é enviado ao mercado norte-americano. A medida pode afetar desde a indústria local até pequenos produtores paraibanos que integram essa cadeia de exportação.
Entre janeiro e junho de 2025 a Paraíba exportou cerca de US$ 9,8 milhões para os Estados Unidos, de acordo com os dados do sistema Comex Stat, do Governo Federal, o que representa cerca de 12% do total exportado pelo estado no período.
Leia mais:
Com nova tarifa dos EUA, exportações da Paraíba estão sob risco; entenda