Segurança na construção civil: Energisa Paraíba alerta para atenção redobrada com a rede elétrica

PARAIBA.COM.BR
Manter distância segura da fiação para evitar acidentes graves, como choques elétricos, quedas e incêndios é fundamental
Ao planejar uma obra ou reforma, a segurança deve ser prioridade, especialmente no que diz respeito à proximidade da rede elétrica. Manter distância segura da fiação para evitar acidentes graves, como choques elétricos, quedas e incêndios é fundamental, por isso, antes de iniciar qualquer serviço, é importante identificar a localização dos fios próximos ao imóvel e avaliar os riscos.
O coordenador de saúde e segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, reforça que estruturas como andaimes, escadas metálicas, extensor para pintura, barras de ferro ou qualquer outro objeto, devem ser posicionados a pelo menos três metros da rede elétrica. Essa distância mínima é uma precaução para evitar que trabalhadores e equipamentos não entrem em contato acidental com a fiação. Além disso, em áreas mais altas ou próximas de postes, o cuidado precisa ser redobrado durante o manuseio de materiais longos ou metálicos. “Todo planejamento de obra deve incluir a análise da rede elétrica ao redor, pois um simples descuido pode causar danos irreversíveis”, afirma ele.
Outro ponto importante é: pessoas não autorizadas, nunca devem intervir na rede elétrica. Jamais se deve mexer nos fios ou nos postes, mesmo que aparentem estar desenergizados. Outro ponto de atenção são os veículos de grande porte, a exemplo dos caminhões com caçamba que, ao descarregar (bascular), não podem ser operados abaixo da rede elétrica. Também é importante estar atento a proximidade da rede. Além disso, a distância de paredes, janelas e sacadas da rede elétrica, deve ser observada pelos profissionais antes de executar os serviços nas residências.
Em caso de necessidade ou para esclarecimento de dúvidas, a população pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Energisa:
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Gisa: (83) 99135-5540
Call Center: 0800 083 0196