Paraíba

Semob-JP define operação de trânsito e reforça linhas de ônibus para o Réveillon na Capital



PARAIBA.COM.BR

Para garantir a segurança viária e facilitar o deslocamento do público durante as comemorações de Réveillon em João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) preparou uma operação especial de trânsito e transporte para esta quarta-feira (31) e quinta-feira, dia 1º de janeiro.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, 100 agentes de mobilidade estarão atuando na orla e nos principais corredores de acesso, orientando condutores e usuários do transporte público, além de indicar rotas alternativas em razão das alterações no tráfego nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa.

“O ideal é que o público se programe com antecedência para a virada do ano, evitando transtornos e atrasos. Sempre que possível, recomendamos o uso do transporte coletivo, táxis, veículos por aplicativo ou carona compartilhada, garantindo um deslocamento mais seguro e tranquilo”, destacou o superintendente.

Fotografia: Mapa: Thiago Ferreira/Semob-JP

Trânsito – Nesta quarta-feira (31), a partir das 5h, as ruas Índio Arabutan, Adolfo Loureiro França e Desembargador José Augusto Trindade funcionarão como vias de saída de emergência para veículos oficiais. Por isso, será proibido o estacionamento no trecho compreendido entre a orla e a Avenida Antônio Lira.

Já da Avenida Cairu até o final do Cabo Branco, o trânsito permanecerá liberado para circulação e estacionamento de veículos particulares. Após a meia-noite, os agentes de mobilidade vão priorizar o sentido praia/bairros, garantindo maior fluidez no retorno do público para casa após os festejos.

Carga e descarga – A Semob-JP orienta os comerciantes da área a programarem o recebimento de mercadorias nesta quarta-feira (31), preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até 16h, contribuindo para a organização e fluidez do trânsito na região.

O diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, afirmou que a atuação estará concentrada principalmente na orla, onde ocorre a maior concentração de pessoas durante a passagem do ano. “Também estaremos monitorando os bairros e os principais corredores viários, por meio de equipes móveis e do acompanhamento em tempo real do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), garantindo mais segurança e fluidez no trânsito em toda a cidade”, ressaltou.

Transporte público – A partir das 18h da quarta-feira (31), as linhas 507, 510, 1500, 5100, 5600, 5603 e 5605 terão o quadro operacional reforçado. Além das 1.788 viagens programadas ao longo do dia, durante o evento serão realizadas viagens extras para atender à demanda de passageiros.

As linhas 1500 e 5100 terão seus itinerários ampliados, seguindo até as proximidades do Busto de Tamandaré. A partir de 1h da quinta-feira (1º), 15 ônibus ficarão à disposição do público, com viagens realizadas conforme a demanda e orientação dos agentes de mobilidade, que farão o monitoramento do fluxo de usuários.

No dia 1º de janeiro, por se tratar de feriado, o sistema de transporte coletivo vai operar com programação de domingo, com 54 linhas em circulação, frota de 138 veículos e um total de 900 viagens.






 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo