Paraíba

Sindifisco-PB e Governo do Estado realizam primeira reunião conciliatória



PARAIBA.COM.BR

Encontro marca abertura das negociações e estabelece espírito de cooperação entre as partes

O Sindifisco-PB, entidade representativa dos auditores fiscais da Paraíba, e representantes do Governo do Estado realizaram nesta terça-feira (19/8) uma primeira reunião conciliatória. O encontro marca um passo importante para restabelecer as conversas entre governo e a categoria, inaugurando um processo de construção conjunta de soluções.

A reunião representa a abertura oficial das negociações, estabelecendo um canal de diálogo direto entre as partes. O objetivo é desenvolver uma proposta construída em conjunto, a quatro mãos, entre governo e categoria dos auditores fiscais, priorizando o espírito de cooperação e o entendimento mútuo.

“Foi uma reunião importante para a retomada do diálogo, onde apresentamos as propostas que a categoria construiu em assembleia-geral e esperamos um segundo momento onde avançaremos nesses tópicos. Foi muito positivo e estamos otimistas”, destacou Helena Medeiros, presidente do Sindifisco-PB.

A dirigente sindical reafirmou que o Sindifisco busca um espaço de valorização e de escuta para avançar no processo de construção de uma saída equilibrada, que atenda às necessidades da categoria e tenha compromisso com a governabilidade do Estado.

“Queremos uma solução por meio da representatividade, do diálogo aberto e na força com serenidade. Este é o caminho que acreditamos ser o mais adequado para todos os envolvidos”, enfatizou Helena Medeiros.

Nova data para audiência no Tribunal de Justiça

A audiência de conciliação entre o Sindifisco-PB e o Tribunal de Justiça da Paraíba, inicialmente marcada para quinta-feira (21), foi reagendada para 29 de setembro. A nova data foi recebida de maneira positiva pela categoria, permitindo melhor elaboração de uma solução que contemple os interesses de todas as partes.

Contexto das reivindicações

A reunião desta terça-feira foi resultado da mobilização da categoria e de decisão judicial favorável ao sindicato. Em 23 de julho, a Justiça determinou a instalação de mesa de negociação entre o governo e os auditores fiscais, além da suspensão das paralisações durante o processo de conciliação.

O movimento, iniciado em 16 de julho com expressiva adesão de auditores de todo o estado, tem como foco a melhoria das condições de trabalho, o aprimoramento da infraestrutura tecnológica e a valorização institucional do Fisco estadual. Recente fiscalização do Ministério Público do Trabalho constatou a insalubridade de instalações utilizadas pelos servidores, reforçando a legitimidade das reivindicações apresentadas.






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo